NOTÍCIAS

Loading...

sexta-feira, 6 de abril de 2012

RELAÇÕES ECOLÓGICAS


LIQUENS
            Os liquens constituem associações entre certas algas unicelulares (formadas por uma única célula) e certos fungos. As algas sintetizam matéria orgânica e fornecem aos fungos parte do alimento produzido. Estes, por sua vez, retiram água e sais minerais do substrato (superfície sob a qual se apóia, neste caso rochas ou troncos de árvores), fornecendo-os às algas. Além disso, os fungos envolvem com suas hifas (filamentos) o grupo de algas, protegendo-as contra a desidratação. Em alguns ambientes os liquens são a vegetação pioneira, pois são os primeiros seres a se instalar, eles degradam lentamente as rochas e iniciam a formação do solo.
          Esta relação ecológica, pode ser classificada como harmônica (não há prejuízos), interespecífica (os seres são de espécies diferentes) e mutualismo (não podem ser separados, pois há prejuízos para ambos).
Liquens em tronco de palmeira.

QUESTÕES PROPOSTAS
(Unesp) O garoto gosta de biologia e, de pronto, identificou no quintal alguns exemplos de associação interespecíficas: as orquídeas, fixas ao tronco da árvore, apresentam raízes com micorrizas e, nesse mesmo tronco, são observados alguns liquens. Que associações interespecíficas são identificadas nesses exemplos?
Resposta: Orquídeas e árvores: epifitismo. Relação ecológica na qual um organismo vive dentro ou acima de outro, sem prejudicá-lo. As orquídeas são beneficiadas pela maior luminosidade.
Micorrizas: mutualismo. Relação na qual há vantagem recíproca e obrigatoriedade. Os fungos aumentam a superfície de absorção da raiz e recebem o alimento da planta.
Liquens: mutualismo. Relação na qual há vantagem recíproca e obrigatoriedade. As algas realizam fotossíntese, fornecendo alimento aos fungos; estes por sua vez, protegem e hidratam as algas.

(UFU-CE) Na pastagem existe uma cadeia alimentar na qual o boi se alimenta de capim, tem o sangue sugado pelo carrapato que se aloja na superfície de seu corpo e que, por sua vez, serve de alimento a certas aves que pousam sobre os bois. Cite as interações populacionais entre o boi e o capim, entre o boi e o carrapato, entre o carrapato e as aves e entre as aves e o boi.
Resposta: Boi X capim: predatismo (herbivorismo).
Boi X carrapato: parasitismo.
Carrapato X ave: predatismo.
Ave X boi: protocooperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário