sábado, 22 de julho de 2017

ECOSSISTEMA E CADEIA ALIMENTAR

Um ecossistema é o conjunto de seres vivo e fatores não vivos de uma localidade, onde ocorre troca de matéria entre eles, assim eles influenciam-se mutuamente.
Um aquário é um ótimo exemplo de ecossistema e pode ser explorado no estudo de ciência, pois além de podermos observar o comportamento de vários seres vivos, o aquário é um ecossistema completo, contendo seres vivos e seres não vivos. Vemos nele também cadeias alimentares completas contendo todos seus elementos: produtores (plantas aquática), consumidores (peixes, caramujos, etc) e decompositores (fungos e bactérias). Cadeia alimentar é uma sequencia de seres vivos em que uns se alimentam dos outros para sobreviver.
Produtores são seres vivos que produzem seu próprio alimento através do processo de fotossíntese.
Consumidores são seres que se alimentam de outros seres vivos, podendo ser herbívoros (alimentando-se de plantas), carnívoros (alimentando-se de outros animais) ou onívoros (alimentando-se tanto de plantas quanto de outros animais).
Decompositores são aqueles que transformam os restos de todos os seres vivos em nutrientes (sais minerais), que são reutilizados pelas plantas.
Ecossistema é o conjunto formado por seres vivos (componentes bióticos) como plantas, animais e micróbios, e também pelos seres não vivos (componentes abióticos) como o ar, água, solo, temperatura e luz, de uma localidade, onde há troca de matéria e energia entre eles. Assim podemos dizer que um pequeno bosque é um ecossistema, um lago e até um aquário.                      
Cadeia alimentar
Ecossistema


Link para site sobre aquarismo amador.
https://dentrodoaqua.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário