VISÃO - CÂMERA ESCURA E MÁQUINA FOTOGRÁFICA



(SARESP-2008) Pode-se comparar uma câmera fotográfica ao olho humano
  


Os números I, II e III indicados na câmera fotográfica, correspondem, no olho humano a
A) I – retina, II – córnea, III - pupila.
B) I – cristalino, II - pupila, III - retina.
C) I – pupila, II – retina, III - cristalino.
D) I – cristalino, II – córnea, III – retina.
JUSTIFICATIVA: As estruturas I, II e III da câmera fotográfica são: lente, diafragma e filme. Que correspondem respectivamente ao cristalino, pupila e retina, no olho humano.

(SARESP-2008) Marta visitou um oftalmologista para tratar de uma cegueira periférica, apesar de seus olhos estarem aparentemente perfeitos. No consultório, soube que estava com glaucoma, uma doença que afeta a visão e pode provocar cegueira devido a uma lesão no nervo óptico. O comprometimento da visão de Marta ocorre porque o nervo óptico transporta informações
A) do cérebro aos músculos do olho.
B) do olho à medula espinhal.
C) do olho ao cérebro.
D) do cérebro à retina.
JUSTIFICATIVA: As imagens formadas na retina são levadas ao cérebro na forma de impulsos nervosos através do nervo óptico.

Câmera Escura Feita Com Meus Alunos
Uma câmara escura de orifício consiste em um equipamento formado por uma caixa de paredes totalmente opacas, sendo que no meio de uma das faces existe um pequeno orifício. Seu funcionamento é semelhante ao de uma máquina fotográfica simples, e pode ser descrito assim: o ângulo de incidência da luz é igual ao ângulo de reflexão, assim a luz que incide na  parte superior do objeto é refletida para baixo e a luz que incide na parte inferior do objeto é refletida para cima, invertendo a imagem do objeto dentro da câmera escura.


As fotos abaixo foram tiradas por alunos através da câmera escura.
Imagem corrigida.


Imagem invertida como é produzida na câmera escura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CICLO CELULAR

RELAÇÕES ECOLÓGICAS

ESTRUTURAS CELULARES